Eles se dividem em curso para eletricistas residenciais, prediais e industriais. Além disso, o curso para eletricistas deve contar em seu conteúdo programático com matérias como segurança em instalações para prevenção de acidentes e outros conhecimentos necessários para exercer a profissão.
Mercado de um curso para eletricistas
O mercado de trabalho para eletricistas é grande, pois é um profissional que pode ser contratado por grandes, médias e pequenas empresas de construção civil, e ainda há oportunidades de trabalho em indústrias para eletricistas industriais e oportunidades para realização de trabalhos de forma autônoma.Opções de curso para eletricistas
Para orientar a escolha dos interessados em se qualificar como eletricista, o curso para eletricistas aborda: Eletricista residencial – o eletricista residencial pode atuar de forma individual ou conjunta, sendo contratado por empresas de construção civil.Para se qualificar, o eletricista residencial realizará um curso para eletricistas que tenha como conteúdo programático o estudo e interpretação de desenhos de fiação elétrica. Além disso, no curso, o estudante aprenderá sobre instalação, execução de reparos, troca de equipamentos com defeitos e outros conhecimentos que serão passados nos cursos.
O curso para eletricistas prediais tem o mesmo conteúdo do curso para eletricistas residenciais, onde o aluno aprenderá também a utilizar ferramentas, a realizar cálculos e outros conhecimentos como segurança, prevenção contra acidentes e primeiros socorros. Além dos conteúdos acima, o curso para eletricistas deve dar todo o respaldo para que os profissionais aprendam a atuar de forma teórica e prática, conheçam as legislações cabíveis ao setor, códigos e normas técnicas.
Eletricista industrial – o eletricista industrial é aquele profissional apto a atuar em indústrias de diversos segmentos. Para preparar este profissional para o mercado de trabalho é necessário que o curso capacite eletricistas para manutenção industrial, instalação e conhecimento de comandos elétricos. Um bom curso para eletricistas deve preparar o aluno para a realização de instalações, manutenções, comandos elétricos em geral, etc. e também para lidar com comandos e proteção de motores elétricos, que são monofásicos ou trifásicos, além da escolha ideal de condutores elétricos, dispositivos de proteção e comando.
O curso para eletricistas industriais é mais complexo, pois a área de eletricidade industrial é maior e deve capacitar o aluno a lidar e conhecer a automação, os CLPs, sensores, interfaces homem máquina e atuadores e outros equipamentos. Para ser completo, o curso para eletricistas Industriais deve contar com pelo menos 11 módulos, mais o módulo sobre Segurança e Primeiros Socorros. Os interessados em realizar um curso completo para eletricistas prediais ou industriais devem escolher uma instituição competente e com estrutura essencial para a capacitação e orientação profissional.
Além do ENSINANDOELETRICA, os estudantes podem procurar o curso para eletricistas em instituições federais para preparação técnica e profissionalizante de sua região, como os Cefets, os Institutos Federais de Tecnologia e outras instituições que sejam competentes e oferecem toda a estrutura para ministrar as aulas para Eletricistas.
Enrolador de motores elétricos –0 enrolador de motores elétricos é um profissional essencial no mercado de trabalho, pois se especializa em atividades necessárias para serviços ligados a operações com motores elétricos. No curso para enrolador de motores elétricos, o aluno aprenderá como desmontar motores, como remover fiações queimadas e outros procedimentos. O curso completo é composto de diversos módulos com aulas teóricas e práticas.
NR-10 – o curso para eletricistas sobre a NR-10 é bastante procurado, pois a norma NR-10 é importantíssima para o dia a dia dos profissionais eletricistas. A norma NR-10 detalha um programa de treinamento com conhecimentos essenciais para quem exerce atividades na área da eletricidade. O curso é composto dos conteúdos: segurança com eletricidade, análises de riscos, estudo de Normas da ABNT para o setor elétrico, primeiros socorros e outros conhecimentos. Ele capacita e habilita o profissional a receber o registro profissional e atuar com mais segurança e credibilidade no mercado. Por isso, antes de ingressar em um curso NR-10, verifique quais instituições oferecem este curso com qualidade e estrutura.
Qualificações pessoais para um curso para eletricistas
Algumas qualificações pessoais para exercer a profissão não são adquiridas em curso para eletricistas e fazem parte do talento pessoal desses profissionais. Incluídas nas competências pessoais que são adquiridas com experiência no mercado de trabalho e capacidades individuais, essas qualificações pessoais permitem que os profissionais tenham senso de praticidade, raciocínio lógico, organização e rapidez, e outros requisitos que, alinhados a técnica, fazem do eletricista um profissional completo depois de ter um curso para eletricistas.Lembre - se um Eletricista Autônomo de sucesso pode ganhar mais de 20 mil reais no mês.
Gostei das informações eu sou Eletricista autônomo mais me especializei para atender meus clientes com serviços de qualidade, fiz os cursos de eletrotécnico e automação mas o que percebo por ai e que muitos não se qualifica e fazer cada cagada por ai.. Então se você quer trabalhar por conta tem que estudar e entender do assunto de verdade e não ser apenas mais um eletricista meia boca.
ResponderExcluir